Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico: Qual é o melhor para vender como afiliado?
Trafego Pago ou Tráfego Orgânico: Qual é o melhor para vender como afiliado?
Você já deve ter se perguntando o que é exatamente tráfego pago e orgânico e qual deles é melhor para vender como afiliado.
Essa é uma dúvida muito frequente de quem está começando a trabalhar com internet, incluindo as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos e por isso, fizemos este artigo para tirar o maior número de dúvidas possível relacionado a esse assunto.
Eu vou te explicar as principais diferenças do Tráfego Pago e do Tráfego Orgânico e também as principais vantagens e desvantagens de cada um deles.
Para entender melhor as principais diferenças entre esses dois tipos de tráfego, continue lendo.
O que é tráfego pago?
O tráfego na internet, está relacionado com a qualificação das pessoas que o seu conteúdo atrai e para um lugar de conversão.
O tráfego pago, como o próprio nome já diz, está relacionado ao pagar para atrair. Ou seja, você precisa pagar uma plataforma de anúncios, para atrair esse público qualificado a comprar o que você tem a oferecer, até a sua página de conversão.
Tráfego pago Vantagens
- Você não gasta dinheiro;
- Vender de forma de forma orgânica o lucro é de 100%;
- É mais demorado, mas o efeito bola de neve acontece no longo prazo.
Tráfego pago Desvantagens
- Se não souber usar, pode-se perder dinheiro;
- A longo prazo não é uma estratégia viável financeiramente;
- Se você apenas tráfego pago, vira refém das plataformas de anúncios.
O que é tráfego orgânico?
Já o tráfego orgânico é a maneira de fazer isso também, mas sem pagar nada. Mas para isso, é preciso usar estratégias que sejam eficientes para atrair as pessoas através do seu próprio conteúdo. Nesse caso é preciso estudar muito seu nicho, publico alvo e os produtos.
1) Não precisa investir dinheiro
A primeira vantagem do tráfego orgânico é que você não precisa gastar dinheiro (mas investe o seu tempo e isso eu vou falar melhor depois nas desvantagens).
Então se você não tem dinheiro para investir ou não quer se arriscar muito, a melhor opção no seu caso é começar com orgânico. E qual é a melhor estratégia no orgânico?
Na minha opinião, a melhor estratégia do tráfego orgânico é o YouTube, porque vídeos geram muito mais conexão com as pessoas.
2) O alcance orgânico das plataformas irá diminuir com o tempo
Se com o tráfego pago a tendência é ficar mais caro para anunciar com o passar do tempo, aqui no tráfego orgânico a tendência é que o seu alcance diminua consideravelmente.
Isso acontece porque as plataformas irão priorizar cada vez mais o tráfego pago, pois é assim que elas ganham dinheiro rs.
Veja o caso do Facebook, por exemplo. Há alguns anos atrás, o alcance orgânico era muito bom e muitos afiliados ganhavam muito dinheiro com fan pages e grupos.
Hoje, esse alcance orgânico diminuiu drasticamente e essas estratégias (fan pages e grupos) praticamente já não funcionam mais.
Tráfego orgânico – Vantagens
- Você não gasta dinheiro;
- Vender de forma de forma orgânica o lucro é de 100%;
- É mais demorado, mas o efeito bola de neve acontece no longo prazo.
Tráfego Orgânico – Desvantagens
- Você vai gastar muito do seu tempo;
- O alcance orgânico vai diminuindo com o tempo, e é preciso inovar;
- O retorno é mais lento que o tráfego pago.
Quais as principais estratégias de cada um?
As estratégias mais famosas do tráfego pago:
são o Google Ads e o Facebook Ads, mas também há o Bing Ads, o Linkedin Ads, o Taboola entre outros. Todas essas plataformas são usadas para a geração e anúncios, que você precisa pagar para criar o seu, e com isso, atrair o seu público.
Estratégias orgânicas mais usadas:
incluem usar o Instagram, blogs, minisites, YouTube, entre outros grupos para atrair esse público de maneira gratuita. A principal estratégia é gerar conteúdo de qualidade, usando as redes sociais, e sites na divulgação dos seus produtos, sem gastar nada com isso.
Qual tráfego é o melhor de todos? tráfego pago ou tráfego orgânico?
É difícil definir um que seja melhor que o outro, isso pode depender muito de quais são os seus objetivos. Cada um possui suas vantagens e desvantagens.
Cada pessoa tem um perfil mais voltado a trabalhar com um deles, incluindo com afiliação de internet.
Qual dos dois escolher?
Se você está começando agora e tem dinheiro para investir e tem pressa de alcançar resultados, o tráfego pago será a melhor opção para você.
Qual escolher de início?
Agora se você não quer gastar dinheiro de início, mas tem 100% do seu tempo para se dedicar, o tráfego orgânico também é uma boa opção para você.
Porém, os dois podem ser usados conjuntamente, um não anula o outro. Você pode começar dedicando seu tempo e investir 20% do seu tempo criando anúncios, ou vice e versa, começar investindo em anúncios e dedicar parte do seu tempo em tráfego orgânico.
Quais Principais estratégia de cada um
As estratégias podem ser montadas juntas e os resultados tanto dos anúncios, quanto da bola de neve aparecerão com o tempo, e o seu faturamento e crescimento também irão crescer. Mas é preciso ter constância e trabalhar muito.
Você pode (e inclusive recomendo) utilizar os dois para vender e impulsionar ainda mais as suas vendas.
Por exemplo, comece com o tráfego pago,você pode usar o Google Ads para promover os artigos do seu blog e os vídeos do seu canal do YouTube. Já com o Facebook Ads, você pode alcançar novas pessoas com o seu conteúdo e fazer remarketing para quem já te conhece.
Caso você queira se aprofundar tanto no tráfego pago quanto no tráfego orgânico, recomendo que você estude ¨
bastante com um bom treinamento, para te dar as orientações corretas de como ganhar dinheiro como afiliado.
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Qualquer dúvida que você tiver, pode deixar aqui nos comentários!
Espero ter te ajudado com essas dicas.
Nos vemos no próximo post!
Forte abraço,
Keitiane Alves.
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