7 dicas para criação de conteúdo de qualidade

7 dicas para criação de conteúdo de qualidade

7 dicas para criação de conteúdo de qualidade

A criação de conteúdo de qualidade é uma das principais estratégias do marketing para que ele seja bem sucedido. O conteúdo online precisa ser de excelente qualidade, para ser mais sólido, e conseguir sustentar suas outras estratégias dentro do marketing digital.

Mas saber manter essa produção e com qualidade, nem sempre é tão simples. Existem algumas dicas para te ajudar a criar um material, que podem ser adaptados a todos os tipos de negócios. Para saber quais são eles, continue lendo.

1. Ouça o seu público

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Ao criar um conteúdo que seja direcionado, é preciso que ele seja voltado aos interesses, tanto das buscas, quanto das dores da sua audiência, ou persona. Para quem produz conteúdo para blogs, vídeos, e-books, infográficos, etc, é preciso ouvir o que a sua audiência tem a dizer.

A opinião dos leitores é essencial, principalmente conhecer e entender o que eles realmente acham interessante. Essa é uma forma de saber como as pessoas reagem ao seu material, e com isso obter respostas através dos comentários nas redes sociais, no site, etc.

 

2. Recicle e reaproveite os conteúdos populares

Recicle e reaproveite os conteúdos populares para seu público - 7 dicas para criação de conteúdo de qualidade

Em time que ganha não se mexe. Essa pode ser uma grande estratégia dentro dos programas de marketing de conteúdo. Sempre que possível, reaproveite aquele conteúdo que te traz mais retorno, continue sempre produzindo materiais valiosos para aquilo que é mais popular.

Mas não confunda reaproveitar com repetir demais. A ideia é ir reciclando aqueles conteúdos que são mais lidos, mais consumidos pela sua persona, os que tem mais compartilhamentos, mais comentários, etc. Transforme ele em outro material, aprofunde mais sobre o assunto.

 

3. Descubra o que é mais buscado pelos usuários

Nem sempre conseguimos ter ideias de conteúdo, mas você pode usar ferramentas que te ajudem a descobrir o que os usuários e o seu público mais pesquisam na rede. Algumas dessas ferramentas são:

  • Quora: no site as perguntas são separadas por tópicos, e assim fica mais fácil visualizar as principais dúvidas de um certo público;
  • Google Trends: Mostra as visualizações e as tendências mais recentes do Google;
  • Buzzsumo: nele é possível ver os posts mais populares da web, seguindo termos e frases.

4. Otimização do conteúdo

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Se você não sabe o que é otimização de conteúdo para os sites de busca, volte alguns posts. A otimização, o famoso SEO, junto da criação de conteúdo de qualidade é o que torna o seu post mais relevante para os mecanismos de busca.

A grande maioria das técnicas envolvem o esqueleto do conteúdo, que deve usar palavras chaves na pesquisa e deve priorizar a experiência do usuário. Use todas as ferramentas disponíveis para completar SEO, e assim, seu conteúdo fica bem posicionado durante a busca e você é encontrado com mais facilidade.

 

5. Consuma seu conteúdo Para Melhorar sua Produção

Você gosta do seu material? A criação de conteúdo de qualidade precisa ser consumida primeiramente por você, que é quem cria. Reflita sobre os assuntos que você aborda, entenda se ele está funcionando para onde você quer chegar. Pense como se você fosse o público.

Veja de fora, como se fosse um apreciador daquele conteúdo, se aquilo te motiva, se te inspira se te dá novas ideias.

 

6. Explore outros conteúdos 

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Aprender novas coisas, deve ser uma das características principais de quem cria conteúdo. Isso quer dizer que além de você fazer a criação de conteúdo de qualidade, também precisa consumir esse tipo de material.

Dessa forma você se atualiza também, aprende, se inspira e se motiva com novas tendências. Leia muito, e tire o melhor proveito do que consumir.

 

7. Acompanhe outros criadores de conteúdo

Principalmente aqueles que criam dentro do mesmo nicho que o seu. Busque pelos especialistas e quem seja autoridade no assunto. Participe de grupos de discussão, comente nos posts, se inscreva em newsletter, isso nada mais é do que trabalho de campo, e uma verdadeira sala de aula.

Se inspire da melhor maneira para que a sua criação de conteúdo de qualidade melhore cada vez mais. isso te fará produzir mais e cada vez melhor.

Esteja atento ao conteúdo de livros, filmes, séries, músicas, etc. Essas são ótimas fontes
de inspiração.
Além disso, veja o que os seus concorrentes estão fazendo e que está dando certo para
eles.

Mas atenção: para se inspirar, não para copiar!

Isso vale também para o mercado internacional do seu nicho. Procure por sites e canais
no YouTube gringos e veja o que eles estão fazendo e se inspire.

Uma dica também é fazer anotações reunindo as suas principais ideias, para depois não
esquecer.

Use SEO na produção do seu conteúdo

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização de mecanismos de busca, serve para
rankear o seu conteúdo nas primeiras posições do Google ou do YouTube.

Quanto mais os seus conteúdos aparecerem nos primeiros resultados, maiores serão as
chances das pessoas consumirem o seu conteúdo.

Isso é muito importante para o seu negócio online, pois irá te atrair mais cliques e,
consequentemente, mais vendas.

Se você quiser aprender as melhores técnicas de SEO, recomendo este treinamento aqui.
Tem um módulo completo lá ensinando desde o básico ao mais avançado em SEO.

Conclusão

A produção de conteúdo não é uma tarefa fácil no início, porém o retorno compensa
totalmente os esforços. Se você ainda não está criando o seu próprio conteúdo, sugiro que comece hoje mesmo, pois as vantagens são imensas. Nesse artigo, reuni para você as principais dicas que considero importante na hora da criação de conteúdo.

Se você quiser aprender com mais detalhes como criar conteúdo de qualidade, o
curso que eu indico é esse aqui, que foi o treinamento que eu mesma fiz. Lá tem um módulo completo sobre Marketing de Conteúdo, ensinando com muito mais detalhes o que eu abordei nesse artigo.

Você aprenderá a ter ideias infinitas de conteúdo, criar títulos impossíveis de não serem
abertos, organizar uma pauta de conteúdo, bem como técnicas mais avançadas, como
SEO, Copy e muito mais.

Enfim, espero ter te ajudado de alguma forma com as dicas desse artigo.
Se você gostou, compartilhe esse artigo nas redes sociais ou deixe um comentário aqui adorarei saber a sua opinião.

Eu vou ficando por aqui.

Até o próximo post!

Gabi Cervantes.

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